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Foto do escritorDeivison Vieira

Afinal, o que é Sucesso do Cliente?

Mas afinal o que é sucesso do cliente? Quais são os objetivos dessa equipe? Qual a diferença para uma equipe de suporte? Fique até o final do texto e entenda sobre.


O que é Customer Success?


Sem dúvida, a última década trouxe mudanças no que os clientes exigem e esperam e na realidade dos negócios, especialmente com o aumento do custo para adquirir um cliente se somaram para obrigar cada vez mais empresas a priorizar a experiência que o cliente necessita e o resultado que ele quer alcançar.


No entanto, muita confusão surgiu em torno de como garantir que isto aconteça: será que existe uma estratégia para isto? Existem métricas específicas que devem ser seguidas? Existe uma cartilha que as empresas podem adotar para garantir o sucesso dos seus clientes? Dentro deste pacote de dívida ainda podemos colocar: o sucesso do cliente é diferente de outras funções, como suporte e atendimento ao cliente?


Abaixo, compartilhamos uma visão geral de tudo o que você precisa saber sobre o sucesso do cliente.


O que é o sucesso do cliente?


O sucesso do cliente, customer success ou simplesmente CS, é a soma de todas as estratégias de uma empresa para guiar seus clientes, através de experiências apropriadas ao resultado que eles necessitam. De forma interna, as estratégias de CS tornam a empresa mais lucrativa e melhor posicionada no mercado frente a seus concorrentes.


O que entendemos então é que a aquisição de clientes é apenas o primeiro passo de uma longa jornada tanto para o cliente quanto para a empresa. E diria mais, possivelmente, a estratégia de retenção e de vendas para estes clientes que já foram adquiridos poderá, em alguns anos, tornar-se mais importante que a própria aquisição de novos clientes.


Na prática, poderíamos dizer que uma equipe de CS é uma integração de funções e atividades de Marketing, Vendas, Operações, Treinamento e Educação.


Com tudo isto, não é o suficiente dizer que a empresa tem uma "cultura" de CS. É necessário que a empresa empregue esforços para que, a depender do tipo e modelo de negócio haja um time ou alguém que assuma a gestão do sucesso do cliente. Equipes dedicadas de sucesso do cliente adotam uma abordagem proativa e baseada em dados para ajudar os clientes a usar um produto com mais eficiência. Inclusive, dependendo da estrutura e maturidade da equipe, ela pode lidar com tudo, desde o envolvimento do usuário de teste até a renovação. Essa abordagem abrangente ajuda as empresas a atingir várias metas, incluindo:

  • Aumentar as vendas e a receita de renovação.

  • Inspirando fidelização e retenção de clientes.

  • Aumentar o valor vitalício (LTV) do cliente e a receita recorrente anual (ARR).

  • Reduzindo o churn.


A missão de uma equipe de sucesso do cliente


“Aumentar a rentabilidade comprovada sustentável para os Clientes e para a Empresa. ” Em poucas palavras, é isso que as equipes de CSM (customer success manager ou gerente de sucesso do cliente) devem realizar. Ser capaz de provar seu valor em ambas as direções é o aspecto mais crucial.

O sucesso do cliente aumenta a probabilidade de que os usuários permaneçam, maximizando seu domínio do produto ou serviço. Para negócios baseados em assinatura, esse é um componente vital do crescimento da receita recorrente mensal (MRR). Para as empresas que não seguem esse modelo específico, o valor do sucesso do cliente se mostra com insights de produtos de ponta e marketing boca a boca.


No entanto, as experiências de sucesso do cliente se sobrepõem a outras funções voltadas para o cliente, como suporte ao cliente, experiência do cliente e até gerenciamento de contas. Por mais fácil que seja falar sobre o que é o sucesso do cliente, é igualmente importante distinguir o que não é.


Sucesso do cliente versus suporte ao cliente


Muitas equipes de sucesso do cliente relatam através da mesma estrutura de suporte ou serviço e exibem o mesmo foco no cliente, mas há pelo menos uma diferença fundamental.


O atendimento ao cliente e o suporte são principalmente reativos, o que significa que respondem a um cliente ou usuário após a ocorrência de um problema. O sucesso do cliente é proativo, pois eles tentam antecipar e atender às necessidades antes que os clientes cheguem.


Um cliente pode enviar um e-mail para a equipe de suporte pedindo ajuda para realizar uma tarefa específica, tornar o botão de ação cor de laranja, por exemplo: "Olá, preciso de ajuda para tornar o botão de ação laranja. Como faço isso?" O time de suporte entrará em contato e ajudará a descobrir o código a ser configurado. Uma conversa com a equipe de sucesso do cliente, por outro lado, poderia começar com: "Por que você acha que precisa disso? Vamos falar sobre a estratégia de deixar o botão desta cor ou não?"


Outra diferença importante são as métricas que o suporte ao cliente e o sucesso do cliente usam para determinar o sucesso. O suporte ao cliente usa métricas como:

  • Tempo para resposta

  • Satisfação do cliente

  • Lidar com o tempo

  • Resolução da primeira resposta


As equipes de sucesso do cliente geralmente adotam uma abordagem diferente e usam métricas como:

  • Taxa de expansão

  • Taxa de rotatividade

  • MRR (Monthly Recurring Revenue, ou, em português, Receita Recorrente Mensal)

  • Saúde do cliente


Embora possa haver alguma sobreposição entre as equipes, uma das grandes diferenças está na forma como atuam, suporte normalmente é reativo, sucesso do cliente sempre deverá ser proativo.


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