O CSM (Customer Success Manager) é um dos cargos mais importantes na área de Sucesso do Cliente e tem uma função crucial dentro da empresa. Continue lendo esse artigo, descubra as principais funções e quanto ganha um CSM.
O CSM, Customer Success Manager ou Gerente de Sucesso do Cliente, é responsável por ajudar os seus clientes a atingirem seus resultados, por meio do gerenciamento da saúde da carteira de clientes, atuando pró-ativamente para maximizar os lucros da empresa, focando em retenção, expansão e indicação de clientes.
Ou seja, o CSM é responsável por realizar o atendimento dos clientes e orientá-los acerca do uso do seu produto, bem como estratégias relacionadas a ele, possibilitando assim que os seus clientes usem o seu produto da melhor maneira possível e assim atinjam os melhores resultados através dele.
O CSM é um cargo que faz parte da área de Customer Success (Sucesso do Cliente ou CS) e, muitas vezes, pode acabar sendo confundido com os cargos de ISM e CS Ops. Para entender melhor a diferença entre cada um desses cargos na área de sucesso do cliente, clique aqui e leia “O que é ISM, CSM, CS Ops e quais as diferenças entre eles?”.
Além de garantir o sucesso do cliente, o papel de um Customer Success Manager compreende fazer com que a voz do cliente seja ouvida, criar uma base de conhecimento, identificar pontos de atenção, fazer follow-ups de processos, ensinar o cliente a usar de forma estratégica o seu produto, fazer a ponte entre o cliente e as áreas de desenvolvimento ou suporte, entre outras funções referentes a sucesso do cliente.
Esse profissional costuma ter um perfil mais curioso, enérgico, dedicado e dominar processos. Além do mais, um CSM deve estar sempre atento aos detalhes e, além disso, ter uma boa visão de vendas e marketing.
Quanto ganha um CSM?
Além disso, de acordo com o Glassdoor (out. 2022), a média salarial de um CSM no Brasil é de R$4.000, podendo partir de cerca de R$3.000 a R$5.000, e chegando até cerca de R$7.000.
Como me desenvolver na carreira de CSM?
Se você é um profissional de Customer Success ou de qualquer outra área que almeja um cargo de Customer Success Manager, além das softs skills citadas acima como: ter um perfil mais curioso, enérgico e dedicado, é necessário também desenvolver as hards skills inerentes ao cargo: dominar processos e ter uma boa visão de marketing e vendas.
Obviamente essas habilidades são treináveis e a CLG é uma plataforma completa focada em ajudar líderes, heads, CSM’s, ISM’s e CS Ops a se desenvolverem cada vez mais e assim alavancar os resultados da empresa e, consequentemente, alavancando a sua carreira profissional também. Tudo isso, através de cursos, aulas com especialistas, curadoria de conteúdos, fórum, mentorias com alguns dos melhores estrategistas de Customer Success do Brasil e muito mais! Clique aqui e confira.
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