O ISM (Implementation Success Manager) é um dos cargos da área de CS e possui uma função extremamente importante dentro da empresa: é esse profissional que irá garantir que a solução será usada da maneira correta, ajudando assim na construção de um relacionamento sólido do cliente com a marca. Continue lendo esse artigo e descubra quanto ganha um ISM e como se desenvolver nesta carreira promissora.
ISM (Implementation Success Manager), Analista de Implantação ou Gerente de Implantação é o profissional que é responsável por ajudar os clientes a obter o primeiro valor no uso da solução através de setup (implantação) e onboarding dos clientes, por meio de estratégias de educação.
Esse cargo faz parte da área de Customer Success e pode acabar sendo confundido com outros cargos da área, principalmente com CSM, porém, trata-se de funções bem distintas. Enquanto o CSM é responsável por realizar o atendimento dos clientes e orientá-los acerca do uso do seu produto, bem como estratégias relacionadas a ele, para que assim os seus clientes usem o seu produto da melhor maneira possível, o ISM se estende um pouco mais na jornada do cliente e deve acompanhá-lo por alguns meses após a compra.
Clicando aqui você poderá compreender as principais diferenças de cada uma destas funções.
O papel do ISM é extremamente importante, pois é ele quem realiza o primeiro contato com os clientes da empresa, alinhando expectativas e visando inserir esse cliente em uma jornada de sucesso para que assim o mesmo atinja os resultados desejados através do seu produto ou serviço.
Ou seja, faz parte da rotina de um ISM educar os novos clientes, direcionando-os de acordo com os métodos da empresa, fazendo com que assim ele use o produto da melhor maneira e assim alcance os resultados esperados, fazendo com que esse cliente consequentemente tenha sucesso, podendo resultar em uma renovação de contrato, aumento do LTV ou até mesmo em novos promotores da sua marca.
Além disso, sanar dúvidas e dar o suporte necessário para um melhor aproveitamento do produto também é uma responsabilidade do Implementation Success Manager.
Esse profissional costuma ser um bom ouvinte, afinal, é preciso saber escutar o cliente e compreender suas dores. Além do mais, um ISM deve ter um perfil mais paciente e didático, pois o cliente naturalmente terá muitas dúvidas e é preciso respondê-las e saná-las da maneira mais clara possível.
Quanto ganha um ISM?
De acordo com o Glassdoor (out. 2022), um ISM ganha, em média, um salário de R$3.625 ao mês, podendo variar de acordo com a localidade, o tempo de experiência e o tamanho da empresa.
Como me desenvolver na carreira de ISM?
Se você é um profissional de Customer Success ou de qualquer outra área que almeja um cargo de ISM (Implementation Success Manager) é necessário desenvolver algumas soft skills e hard skills inerentes ao cargo. Conforme dito anteriormente, um ISM deve ter um perfil mais compreensivo, didático, paciente e ouvinte.
Obviamente, as habilidades de um ISM são treináveis e a Customer Led Growth poderá te ajudar nisso!
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