top of page
  • Foto do escritorDeivison Vieira

Sucesso do Cliente: o time responsável pela expansão na empresa


Expansão de clientes, Upsell, Cross-sell

Como você já deve saber, existem duas estratégias de vendas poderosas que são capazes de aumentar a receita e a fidelização de clientes: o Upsell e o Cross-sell. Essas estratégias não só aumentam o ticket médio do clientes, são a possibilidade de vendas adicionais para o mesmo cliente, afinal, sabemos que é mais fácil e barato vender novamente para o mesmo cliente, do que atrair um novo cliente para a sua base.


Além disso, o Upsell e o Cross-sell contribuem para a eficiência operacional. Eles permitem que as equipes de vendas maximizem o valor de um cliente já engajado, reduzindo assim os custos associados à aquisição de novos clientes. Em resumo, essas estratégias representam uma forma sustentável de crescimento para a empresa.



Mas afinal: O que CS tem a ver com expansão?


O time de Sucesso do Cliente (CS) pode ser responsável pela expansão de uma empresa porque ele tem uma compreensão profunda dos clientes e de como suas necessidades são atendidas. Eles estão em contato direto com os clientes e podem obter insights valiosos sobre suas preferências e expectativas. Além disso, o time de CS já possui uma relação de confiança com o cliente, o que pode facilitar a venda de produtos ou serviços adicionais. Isso ocorre porque os clientes tendem a confiar mais em pessoas e equipes que conhecem e com quem têm um relacionamento estabelecido.


Outra vantagem é que o time de Customer Success pode aproveitar o momento certo para oferecer essas oportunidades de venda, garantindo que o cliente esteja satisfeito com o serviço ou produto antes de oferecer outros produtos ou serviços relacionados.


Essa é uma área imprescindível para o crescimento da empresa e, nesse caso, a área de CS pode ser a responsável pela expansão do negócio, até porque novas vendas não serão para sempre sua principal fonte de receita.


Sendo assim, a equipe é responsável por vender ainda mais para o mesmo cliente através do Upsell e Cross-sell, após o mesmo ver valor no produto ou serviço adquirido primeiramente, aumentando assim o seu LTV (lifetime value) que é aonde esta o verdadeira crescimento exponencial de qualquer negócio.



Como o time de CS pode aumentar o Upsell e o Cross-sell na empresa?


  1. Entendendo as necessidades e objetivos dos clientes: Para oferecer produtos e serviços adicionais que sejam relevantes e úteis para os clientes, é essencial entender suas necessidades e objetivos. Através de perguntas durante as interações com o cliente, é possível que o time descubra o que eles precisam e como a empresa pode ajudá-los.

  2. Mostrando o valor dos produtos adicionais: Os clientes só farão um Cross-sell ou Upsell se sentirem que estão recebendo valor por seu dinheiro. Certifique-se de que seu time de sucesso do cliente possa explicar claramente como os produtos adicionais podem ajudar os clientes a atingir seus objetivos e resolver seus problemas.

  3. Personalizando as recomendações: Cada cliente é único, e as recomendações de Upsell e Cross-sell devem ser personalizadas para atender às necessidades específicas de cada um.

  4. Fazendo follow-up regular: Manter contato regular com os clientes é uma maneira eficaz de aumentar as oportunidades de vendas adicionais. O time de CS deve acompanhar os clientes após a compra inicial para ver como eles estão usando o produto e oferecer sugestões para melhorar sua experiência.

  5. Medindo e acompanhando o sucesso: É essencial que o time de CS meça o sucesso de suas estratégias de upsell e cross-sell para identificar o que está funcionando e o que precisa ser ajustado. Usar dados e métricas para avaliar o sucesso de suas iniciativas e ajustar sua abordagem de acordo é bastante eficaz.


Invista em estratégias focada nos clientes


Agora que você entendeu como as estratégias de clientes são capazes de alavancar a expansão e os resultados de uma empresa, chegou a hora de se aprofundar ainda mais em estratégias focadas nos clientes. Se você é sócio, C-level ou um profissional de sucesso do cliente, chegou a hora de aprender com alguns dos melhores estrategistas de CS e CX do mundo.


A CLG é a primeira plataforma de educação focada em estratégias de clientes, onde os membros fazem parte de uma comunidade privada, tendo acesso a cursos, webinars, curadoria de conteúdos, frameworks e ferramentas exclusivas. Clique aqui e confira!


Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page