Você já ouviu falar em Customer Education? Continue lendo esse artigo e descubra agora o que é essa estratégia e como ela pode impactar os resultados da sua empresa, fazendo com que a jornada do seu cliente seja um sucesso.
Customer Education, ou apenas CE, significa Educação do Cliente e nada mais é que a estratégia em ensinar os seus clientes a usarem e encontrarem valor no seu produto ou serviço. Trata-se de uma função de negócios que acaba por beneficiar os clientes em vários estágios de suas jornadas.
Com isso, educar o seu cliente para utilizar o seu produto da melhor forma também é benéfico para a própria empresa. Pois usando o seu produto da melhor maneira, esse cliente atingirá os resultados desejados, ficará satisfeito e, consequentemente, aumentará a taxa de renovação da empresa, reduzindo também o churn.
Em resumo: Customer Education serve para gerar mais resultados para os seus clientes e para a sua empresa.
Customer Education como estratégia de crescimento
Conforme foi dito anteriormente, Customer Education serve para reduzir barreiras para a geração de valor com o seu produto. Desta forma, um programa de educação de clientes executado da maneira correta, impacta diretamente nos resultados das empresas. Veja só alguns exemplos:
Aumenta a retenção em 22%;
Aumenta as métricas que medem a satisfação dos clientes em 34%;
Aumenta a receita em mais de 18%;
Diminui drasticamente o número de ticket abertos no suporte;
Melhora o engajamento dos clientes e o posicionamento da empresa no mercado.
O que é Customer Education na prática?
Que Customer Education compreende um conjunto de ações que tem por objetivo educar os clientes sobre um determinado produto, você já sabe. Mas você sabe quais ações são essas?
Ações como tutorial de usabilidade, onboarding, LMS (Learning Management System ou Sistema de Gestão de Aprendizagem), knowledge base (base de conhecimento), podcasts, webinars e e-books são exemplos de práticas que auxiliam na estratégia de Customer Education. Lembrando que nenhum desses exemplos isolados podem ser considerados Customer Education: CE é, na verdade, uma união de ações que visam a educação do cliente.
Além disso, Customer Education possui três funções básicas dentro de uma empresa:
1. Promover mudança de atitude
Incentivar os seus clientes a testarem novas funcionalidades fará com que ele perceba ainda mais valor no seu produto.
2. Incentivar comportamentos
Para fazer com que o seu cliente teste novas funcionalidades, por exemplo, é necessário incentivar comportamentos específicos. Você pode fazer isso através de blog posts, por exemplo.
3. Estimular novos conhecimentos
Explique didaticamente para o seu cliente a lógica por trás das funcionalidades. Explicar o porquê das coisas é essencial para que ele use o produto da melhor maneira possível.
Como aplicar uma estratégia de Customer Education na minha empresa?
Analisar o nível de conhecimento dos seus clientes através de questionários, separá-los de acordo com esses níveis e escolher a forma como você irá transmitir esse conhecimento aos seus clientes são alguns dos primeiros passos para você começar a implementar Customer Education na sua empresa.
A CLG Educação possui um curso completo sobre Customer Education, onde você aprenderá todo a passo a passo para aplicar essa estratégia na sua empresa de maneira eficaz, com os ensinamentos de alguns dos maiores estrategistas de Customer Success do Brasil e do mundo.
Com o Curso de Customer Education você aprenderá:
O que é Customer Education e o que o compõe a área
Os benefícios e impacto para a sua empresa
Principais erros na aplicação
Principais estratégias e ferramentas
Andragogia x Pedagogia
Mensurando a eficiência e os resultados
E muito mais.
Se você quer aprender a estruturar um programa ou até mesmo uma área de Customer Education na sua empresa, se você é um profissional de sucesso do cliente e quer entender melhor como levar o seu cliente ao sucesso usando o seu produto ou é um profissional de onboarding que quer acelerar o aprendizado dos seus clientes, clique aqui e conheça nosso curso!
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