top of page
  • Foto do escritorDeivison Vieira

O que é Customer Marketing?

Muito se fala em atrair novos clientes para o negócio e, de fato, isso é muito importante para os resultados e o crescimento da empresa. Porém, fazer a manutenção dos clientes já existentes é imprescindível para a saúde do negócio, afinal: é mais barato manter os clientes já existentes leais e satisfeitos do que atrair novos consumidores. E é exatamente essa a função do Customer Marketing!


Customer Marketing é um conjunto de estratégias focadas na base de clientes de uma empresa. É como a estratégia de marketing para atrair clientes, que já conhecemos, só que ao invés de atrair consumidores, a estratégia busca reter, fidelizar e aumentar a lealdade e o engajamento dos clientes que já foram conquistados.


Em resumo, essa estratégia se concentra em desenvolver relacionamentos duradouros e significativos com os clientes atuais e potenciais de uma empresa. O objetivo é maximizar o valor do cliente e aumentar a satisfação, fidelidade e lealdade à marca. Isso inclui ações como personalização de mensagens, ofertas especiais, programas de fidelidade, entre outras.


Qual a diferença entre Customer Marketing e Customer Success?


Apesar das duas áreas caminharem juntas muitas vezes, elas definitivamente não são a mesma coisa. Conforme explicamos no início deste artigo, o customer marketing tem o objetivo de reforçar a qualidade do produto ou serviço adquirido na mente do cliente. Isso é alcançado por meio de ações de comunicação e relacionamento que visam entender as necessidades do cliente e oferecer soluções que atendam a essas necessidades.


Já o customer success (CS) visa garantir que o cliente terá suas expectativas supridas e resultados alcançados através da solução contratada, a fim de estimular uma renovação de contrato e evitar o churn. Isso inclui garantir que o cliente esteja satisfeito com o produto, entenda como usá-lo de maneira eficaz e obtenha resultados positivos com sua utilização. O customer success é uma abordagem mais orientada para resultados, que visa garantir que o cliente tire o máximo proveito do produto ou serviço.


Em resumo, o customer marketing é uma estratégia de marketing focada na fidelização e satisfação do cliente, enquanto o customer success é uma abordagem orientada para resultados que visa garantir que o cliente obtenha sucesso ao usar o produto ou serviço.


Quais os benefícios e por que investir em Customer Marketing?


Conforme vimos anteriormente, um dos principais objetivos do Customer Marketing dentro de uma empresa é relembrar para o seu cliente as vantagens do produto ou serviço contratado, e isso é capaz de trazer inúmeros benefícios para o seu negócio. Confira alguns deles:

  1. Fidelização do cliente: O customer marketing ajuda a criar uma conexão emocional entre a empresa e o cliente, o que pode levar a uma maior satisfação e fidelização do mesmo.

  2. Retenção de clientes: Sabemos que um cliente satisfeito é menos propenso a cancelar. Dessa forma, é possível resultar em uma redução dos custos com aquisição de novos clientes.

  3. Aumento da satisfação do cliente: O customer marketing permite que a empresa entenda as necessidades e expectativas dos clientes, o que pode levar a uma melhoria na qualidade dos produtos ou serviços oferecidos e, consequentemente, a um aumento na satisfação do cliente.

  4. Mais clientes promotores: Clientes satisfeitos tendem a recomendar os produtos ou serviços da empresa para seus amigos, conhecidos e familiares, o que pode levar a um aumento na aquisição de novos clientes.

  5. Preço premium: Empresas que oferecem uma excelente experiência aos clientes podem cobrar preços mais elevados por seus produtos ou serviços, o que pode resultar em uma margem de lucro mais elevada.


Estratégias de clientes pode ser a chave para alavancar os resultados do seu negócio


Agora que você entendeu um pouco sobre o que é o Customer Marketing e da importância dessa estratégia para os resultados da sua empresa, chegou a hora de se aprofundar ainda mais em estratégias de clientes. E para isso, nada melhor do que aprender com alguns dos melhores estrategistas de CS e CX do mundo, não é?


A Customer Led Growth é a primeira plataforma de educação focada em estratégias de clientes, onde os membros fazem parte de uma comunidade privada, tendo acesso a webinars, curadoria de conteúdos, cursos, frameworks e ferramentas exclusivas. Clique aqui e confira!


Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page