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Foto do escritorDiego Malta

O que é Jobs To Be Done e por que isso é tão importante em sucesso do cliente?

Você já ouviu falar em Jobs To Be Done? Esse conceito ainda é pouco conhecido por muitas empresas, no entanto, o JTBD se faz cada vez mais necessário no mercado.


Isso porque os clientes, na grande maioria das vezes, não buscam apenas a ação funcional de um produto, mas sim alcançar um objetivo por trás do uso do mesmo. Continue lendo esse artigo e descubra o que é Jobs To Be Done, por que e como aplicar essa metodologia na sua empresa.


Afinal: o que é Jobs To Be Done?


Jobs To Be Done ou JTBD significa “trabalhos a serem feitos” e é a necessidade ou desejo não atendido que uma pessoa sente em resposta a um gatilho. Inclui tarefas, metas ou objetivos que está tentando realizar ou um problema que está tentando resolver ao comprar um produto ou serviço. Se o JTBD for identificado, produtos e serviços podem ser desenvolvidos de forma que satisfaçam essa necessidade e o ajuste ao mercado do produto pode ser alcançado mais facilmente.


Resumidamente, o conceito de Jobs To Be Done diz que tudo por trás de uma compra tem uma tarefa maior a ser feita, como por exemplo:


Você já se perguntou para que você compra uma furadeira?


Se você respondeu que compra para furar a parede, você respondeu errado. Na verdade, você compra uma furadeira para colocar um quadro ou qualquer outro objeto na parede.


Ninguém compra uma furadeira apenas para fazer um furo na parede. Na verdade, as pessoas compram uma furadeira porque querem ter suas casas mais bonitas e decoradas. Certo?


Outros exemplos práticos que temos, é:


Por que você vai a um restaurante?


Muitas pessoas responderiam apenas “para comer”. Quando na verdade, muitas vezes, vamos ao restaurante não apenas para comer, mas sim para ter uma experiência bacana e ter um momento legal com a sua família, amigos, marido ou esposa, por exemplo.


E por que você vai ao cinema?


Não é apenas para ver um filme, mas sim por entretenimento e distração.


Ou seja, Jobs To Be Done parte do pressuposto que sempre haverá uma tarefa por trás do que você quer atingir e, na maioria dos casos, ela vai muito além da própria ação funcional daquilo.

Jobs to be done

Isso é Jobs To Be Done: a tarefa que está por trás daquilo que o usuário se propõe a fazer.


Agora que você entendeu o conceito de JTBD, chegou a hora de colocar essa metodologia em prática. Apesar do conceito ser fácil, aplicar o Jobs To Be Done a um negócio costuma ser mais difícil. Por isso, trouxemos algumas dicas que podem facilitar esse processo. Veja só:


Como aplicar o Jobs To Be Done na minha empresa


Com 6 dicas básicas, é possível aplicar essa metodologia no seu produto ou serviço de maneira mais simples.


1. Entenda o “job a ser feito” do seu mercado

Identifique uma oportunidade dentro do seu público alvo, a partir das necessidades da sua persona, que você pode aproveitar. Isso pode ser feito através de pesquisas com foco nesses “jobs”, na qual você busca entender as reais necessidades do seu cliente por trás do uso do seu produto.


2. Saiba os resultados esperados pelos seus clientes

Descubra quais são os resultados esperados pelos seus clientes por trás do uso do seu produto ou serviço. Por exemplo: quando pedimos um uber, nosso objetivo final não é apenas ir do ponto A ao ponto B. Mas sim fazer isso com segurança, praticidade e dentro do horário estabelecido.


Quais são os resultados que o seu cliente espera ao usar o seu produto, além da dimensão funcional do mesmo?


3. Saiba até onde o job do seu cliente está sendo atendido

Agora que você já sabe o job a ser feito da sua persona e os resultados esperados pelos seus clientes, chegou a hora de observar os concorrentes. Nesse momento, é importante entender se esse job não está sendo suprido pela concorrência ou se já existem diversas soluções para ele.


Eles dão soluções para o que o cliente de fato quer? Eles estão satisfazendo realmente todas as necessidades dessas pessoas? O que você pode fazer melhor que eles?


4. Descubra oportunidades escondidas

Busque oportunidades escondidas no mercado através de uma segmentação feita com base nas necessidades dos seus clientes, a qual ajuda a descobrir oportunidades que não se encontram apenas em segmentações “comuns”, como demográficas, por exemplo.


5. Como os seus produtos existentes podem aproveitar essas oportunidades?

Analisar como você pode alinhar os seus produtos existentes as oportunidades e como eles podem se encaixar em cada segmento identificado é essencial para aumentar as vendas desses produtos.


Em alguns casos, será necessário adaptar alguns atributos dos produtos, em outros, apenas alguns ajustes na estratégia de comunicação serão suficientes para atingir o seu público alvo.


6. Crie novos produtos para as necessidades escondidas e não atendidas dos seus clientes

Essa é uma oportunidade de descobrir necessidades desatendidas no mercado e criar um produto específico com base nelas, o qual terá grandes chances de ser bem aceito e até mesmo revolucionar o mercado.


Por que aplicar o Jobs To Be Done na minha empresa?


Existem muitos motivos pelos quais o Jobs To Be Done pode ser benéfico para a sua empresa, levando ainda mais sucesso para os seus clientes e impactando positivamente nos resultados do seu negócio. Dentre os principais motivos, temos:


  • Descobrir quais são as necessidades reais dos seus clientes;

  • Compreender quais funcionalidades o seu produto oferece, de fato, para os seus clientes;

  • Permitir que a sua empresa tenha novas perspectivas de mercado;

  • Criar estratégias baseadas nos dados recolhidos;

  • A maior consequência da implementação do Jobs To Be Done no seu negócio será a valorização e a credibilidade do seu produto e da sua empresa no mercado, fazendo com que a sua marca seja mais lembrada e as pessoas se sintam mais confiantes ao adquirir o seu produto.


A CLG Educação conta com uma aula exclusiva sobre Jobs To Be Done, onde é possível aprofundar os conhecimentos nessa metodologia e assim aplicá-la de maneira eficiente na sua empresa.

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