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  • Foto do escritorDiego Malta

Tudo o que você precisa saber sobre a nova CBO de Customer Success e Customer Experience

Você sabe qual é a nova CBO de CS e CX no Brasil?

Se você é um profissional da área de clientes, esta notícia é para você!


Se você é um profissional de Customer Success ou Customer Experience, certamente já se deparou com o dilema e a complexidade de escolher o CBO mais adequado ao ser contratado. Até recentemente, no Brasil, aqueles que atuavam nessa área eram rotulados com CBOs que frequentemente não correspondiam às suas responsabilidades e características.


No entanto, esses tempos ficaram para trás! As áreas de CS e CX estão recebendo o reconhecimento que merecem. Em 15 de junho de 2023, uma reunião com profissionais dessas áreas foi realizada no Brasil, buscando conquistar o reconhecimento profissional no país. E temos todas as informações sobre esse assunto para compartilhar com você. Continue lendo e acompanhe tudo conosco!


Afinal, o que é CBO e por que um profissional de CS e CX deveria se preocupar com isso?

Antes de tudo, é importante esclarecer o significado de CBO. A Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) é um documento que descreve as diversas profissões existentes no mercado de trabalho do Brasil. Ele foi criado para refletir a realidade das profissões e é regulamentado pela Portaria nº 397, de 10.10.2002.


A inclusão de ocupações na CBO proporciona maior visibilidade e um sentimento de valorização tanto para as categorias profissionais quanto para os trabalhadores. A CBO deve ser corretamente registrada na carteira de trabalho do colaborador, especificando seu cargo e responsabilidades.


Essa conquista representou um avanço fundamental para os profissionais de Customer Success e Customer Experience no Brasil. Durante o processo de reconhecimento, diversos especialistas e representantes das áreas se uniram em um esforço conjunto para estabelecer uma classificação adequada.


A demanda por profissionais de CS e CX tem crescido exponencialmente nos últimos anos. No entanto, a falta de uma classificação específica na CBO dificultava a identificação e contratação desses profissionais.


Guia de cargos em customer success

Como foi o processo de aprovação da CBO de CS e CX?

De acordo com Diego Malta, Co-Founder da empresa CLG, que participou do processo de aprovação da CBO de CS, os profissionais da área de Sucesso do Cliente desempenharam um papel fundamental no processo de aprovação da CBO. Eles foram contatados pela FIPE (órgão contratado pelo governo para realizar estudos de mercado de Customer Success) e participaram ativamente desse importante passo para a valorização e reconhecimento da profissão.


Por meio desse estudo, foram coletadas informações detalhadas sobre as responsabilidades diárias dos profissionais de CS, bem como suas atividades e interações com outras áreas dentro das organizações.


Após um processo minucioso de análise e debate, o documento final foi enviado ao Ministério do Trabalho, resultando na aprovação da CBO de Sucesso do Cliente. Essa conquista marca um avanço significativo para a profissão, destacando sua importância e proporcionando uma base sólida para seu reconhecimento oficial.


Vale ressaltar que, atualmente, o código correspondente, infelizmente, ainda não está em vigor. Anualmente, no início do ano, o site da CBO é atualizado e os novos códigos são apresentados. Embora não haja uma data específica definida para a disponibilização do novo código de Sucesso do Cliente, é provável que isso ocorra nas primeiras semanas de 2024, até lá, aguardaremos ansiosamente o código oficial da profissão.


Esse é um marco histórico para o nosso mercado e profissão! Essa conquista marca uma nova era para os profissionais de CS e CX no Brasil. Assim que o código estiver em vigor, as empresas poderão buscar profissionais com experiência e conhecimentos específicos em Customer Success e Customer Experience.


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